segunda-feira, 12 de maio de 2014

Maternar

Mas eu que era só o vento...
era só um pedacinho de sonho, pés descalços no chão .

" Primeiro capítulo de outono"... disse ela, linda em suas palavras.
E, eu fiquei vagando.. perdida.. entre a segunda e primeira linha.. pensando...

Quem de fato eu era. Quem de fato eu seria... se minha história é esta.. e eu sou narradora de mim.
** * *******

Sempre acreditei ( e acredito), que toda mãe é um ser iluminado... não é uma pessoa qualquer.
É agraciada e de alguma forma, só por isto, ela alcance com tanta doçura o coração de Deus.

E confesso, já tive conceitos tão conservadores, beirando o preconceito sobre o tema, por exemplo, Como alguém não deseja ser mãe??? Como alguém não sonha em ter um filho??? Como é possível ser tão egoísta e querer viver assim, só pra si???

Claro, cresci. E tive pessoas queridas no meu caminho.. pessoas admiráveis.. mulheres que me ensinaram muito... e eu julgava, este não desejo de maternidade, como um defeito imperdoável, mas fingia não ver. Até que entendi. Até que aprendi. Enfim, me superei neste preconceito e pre julgamento.
E um dia eu mesma tive uma conversa franca com Deus... Se este sonho não se realizaria.. se eu não seria mãe... que Ele me ajudasse a aceitar isto e a viver... a ser feliz... Se esta não fosse a vontade d'Ele pra mim.

Comecei a olhar pra estas amigas admiráveis e me perdoar pelo julgamento....
... E desejei mais que tudo, Aceitar a vida como ela seria... Como ela era!!
E seguir.
Eu seria feliz, mesmo nesta versão não "idealizada" de mim. Já havia perdido tanto... mas respirei bem fundo e o fiz... lembrei imediatamente daquela pipa errante pelo ar.. e suas palavras desenhadas contando a história de alguém que se lançou a recolher desejos do fundo de uma fonte... Olhando o céu, estrelado, que mais pareciam cicatrizes ...
Há certos sentimentos que não são dominados por palavras... nunca serão.

Então vivi mais um milagre.


Da mesma forma, aprendi que é uma imensa tolice.. esta ideia que a mulher quando se torna mãe automaticamente se torna uma pessoa melhor. Altruísta. Capaz de colocar seu filho acima de qualquer coisa.
O que vejo são tantas mulheres falhando.. incapazes de colocar seus filhos acima tantas coisas.....e de si própria.. da vaidade ... do sentimento de posse.. do revanchismo.... do medo.. de todas estas coisas mesquinhas. Infelizmente, existe mãe que não é mãe.. pai que não é pai.. gente que não é gente!

Não sou do tipo de pessoa, que acredita que a maternidade se basta. Ao contrário.
Trabalho e trabalho muito... e no final do dia, ou na maioria dos dias passo todas estas horas, pensando na vidinha que deixei segura. Na pessoinha que estamos ensinando e preparando para viver. Saio de casa sempre com algo doce... que me faz forte pra enfrentar qualquer leão.
Que adiciona doçura à mim mesma.
Que me faz procurar a estrada mais segura para o caminho de volta.

Dia destes disparei contra 218km sem a mínima ideia de como chegar até o hospital que ela estava porque era só onde eu queria estar... era o único lugar do mundo pra mim naquele instante e nada mais fazia sentido... se eu não estivesse lá. E talvez este seja um bom conceito de maternidade, um certo impulso que te faz capaz de realizar qualquer feito, para poder amparar a queda de um filho... tomar nos braços. Te leva além.

O exemplo que quero deixar pra ela é este... que é possível superar tudo... que sim, contos de fadas existem e podem se tornar realidade... quem sabe!?

Que pessoas boas existem... que Deus é bom e não faz o mal.
Mas as pessoas algumas vezes sim! Que pessoas más também existem!
Que existe apenas um Caminho.

O que divido com ela todos os dias é poesia. Talvez este seja meu maior legado.
Dizer para ela que viver é isto. .. Viver é poesia!
Que a vida da sua mãe foi esta!

Nasci assim... sedenta de poesia...
E a vejo em tudo.. mas gosto de demorar os olhos, no que me enleva o coração...
... como o furinho do queixo dela.. ou o desenho do semblante dela quando encosta o rosto no meu peito..  o traço delicado frontal de olhos e nariz...
** * ******
Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto.
A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.


Nenhum comentário: